Pastor Tito, o que de melhor posso fazer nessa Páscoa?
Boas dicas com os olhos na carta a Tito
Meu querido irmãozinho, que alegria no meu coração saber que você está pensando sobre o que fazer de melhor nessa Páscoa! Isso já é um sinal da obra de Deus no seu coração. A melhor coisa que você pode fazer nessa Páscoa é viver de forma piedosa, refletindo a graça de Deus que se manifestou por meio da morte e ressurreição de Jesus, nosso Salvador.

Você sabia que lá na carta que o apóstolo Paulo me escreveu, ele deixou claro qual é o propósito de toda a nossa vida em Cristo? Ele disse assim: "Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tt 2.11-13).
Olha que coisa maravilhosa, hein? A Páscoa não é só um momento para comer chocolate ou se divertir com a família – ainda que isso também tenha seu lugar. É um momento para lembrar do sacrifício de Jesus na cruz e da Sua vitória sobre a morte, e isso muda tudo! A graça dEle nos ensina como viver, o que fazer e o que deixar de fazer. Então, o melhor que você pode fazer nessa Páscoa é:
Agradecer a Deus pela salvação – Não esqueça que Jesus morreu por mim e por você. Paulo escreveu que essa graça de Deus se manifestou para nos remir de toda maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras (Tt 2.14).
Viver como alguém separado para Deus – “Santo” significa “separado”. Na Páscoa, mostre com atitudes que você pertence a Jesus. Isso pode ser feito respeitando seus pais, sendo bondosa com seus amigos, falando a verdade e orando com sinceridade.
Praticar boas obras – Paulo disse que os que creem em Deus devem se empenhar na prática de boas obras (Tt 3.8). Pode ser algo simples como ajudar nas tarefas de casa, ou algo especial como escrever uma cartinha falando de Jesus para um amigo ou vizinho.
Rejeitar o que é vazio ou sem valor – Ele também nos orienta a evitar controvérsias tolas e tudo o que é inútil (Tito 3.9). Isso quer dizer que a gente deve gastar tempo com coisas que glorificam a Deus, e não com brigas, fofocas ou coisas que nos afastam dEle.
Refletir o caráter de Jesus – A melhor maneira de celebrar a Páscoa é mostrar ao mundo quem é Jesus. Paulo escreveu que nossa vida deve ser uma forma de “tornar o ensino a respeito de Deus, nosso Salvador, atraente” (Tt 2.10). Que lindo, né? Que alguém olhe para a sua vida e tenha vontade de conhecer Jesus!
Minha querida ovelha, nesta Páscoa, eu te encorajo a orar assim:
Senhor Jesus, obrigado porque o Senhor morreu e ressuscitou por mim. Ajuda-me a viver como teu filho, a ser exemplo para os outros e a fazer o que é bom. Que todos possam ver o Teu amor em mim. Amém.
Se você fizer isso com o coração sincero, posso te garantir que você vai viver a melhor Páscoa de todas – porque ela vai estar cheia do próprio Deus!
Com carinho e oração,
Pastor Tito
Perguntas para reflexão
Como a graça de Deus nos ensina a viver de maneira sensata, justa e piedosa no nosso dia a dia?
Você pode pensar sobre como tem agido com sua família, seus colegas, e até sozinho. Será que suas atitudes mostram que você pertence a Jesus?Nossas atitudes têm tornado o ensino sobre Deus, nosso Salvador, atraente para as outras pessoas?
Será que alguém que me observa sente vontade de conhecer mais sobre Jesus por causa do meu comportamento e das minhas palavras?
Essas perguntas são como espelhos: elas nos ajudam a ver como estamos caminhando com Deus. E o melhor de tudo é que, mesmo que a gente veja que precisa melhorar, Jesus está sempre pronto para nos ajudar a mudar e crescer.
Ore sobre essas perguntas, e se quiser, podemos conversar mais sobre as suas respostas. Estou aqui pra isso!