Como a sabedoria de Deus se revela nas escolhas que Ele faz por mim?
Confiando em Deus | Devocional #13
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9)
“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” (Salmo 147:5)
Quantas vezes você já se perguntou por que Deus não fez do jeito que você queria? Talvez você tenha planejado um caminho, sonhado com um futuro, pedido por algo com insistência... e então Deus fechou aquela porta. Ou conduziu por uma estrada completamente diferente.

A verdade é que Deus nem sempre escolhe o caminho mais curto, mais fácil ou mais confortável, mas Ele sempre escolhe o melhor.
A sabedoria de Deus se manifesta, muitas vezes, em decisões que nos parecem contrárias à lógica. Ele fecha portas para nos proteger. Ele nos impede de alcançar certos desejos para nos preservar. Ele nos leva por trilhas inesperadas para nos transformar.
José, por exemplo, sonhou que seria exaltado. Mas Deus o levou por caminhos dolorosos: foi traído, vendido como escravo, preso injustamente... até que chegou onde Deus havia planejado: como governador do Egito. Aquilo que parecia um desvio era, na verdade, o caminho perfeito da sabedoria divina.
A sabedoria de Deus vê o que você não vê e sabe o que você não sabe. Quando Ele escolhe por você, mesmo que doa no início, o fim é sempre melhor do que você teria conseguido por conta própria.
Deus não age por impulso. Ele não se engana. Ele não muda de ideia como nós. Cada passo que Ele direciona tem um propósito eterno. E, às vezes, Ele permite até que você sinta a dor do “não” para que aprenda a confiar no Seu “sim” soberano e perfeito.
Confiar na sabedoria de Deus é reconhecer que Ele tem o melhor plano, mesmo quando não entendemos. É se render, com humildade, ao Deus que conhece o fim desde o começo.
Então, da próxima vez que Deus escolher diferente de você, lembre-se: não é porque Ele não te ama, mas porque Ele te ama profundamente. E o que Ele quer fazer em você e por meio de você é maior do que aquilo que você teria planejado.
Descanse nas escolhas dEle. Elas sempre serão as melhores. Confie nEle!
Perguntas para reflexão:
Há algum “não” de Deus recente na sua vida que você ainda tem dificuldade de aceitar?
Como você pode cultivar mais confiança nos caminhos de Deus, mesmo quando eles parecem contrários aos seus planos?
Breve Oração
Senhor, reconheço que nem sempre entendo os Teus caminhos, mas hoje escolho confiar. Quando minhas vontades forem frustradas, lembra-me do Teu amor e da Tua sabedoria. Dá-me paz para descansar nas Tuas decisões e humildade para aceitar que os Teus planos são melhores do que os meus. Em nome de Jesus, amém.
Resumo
Nossos planos nem sempre se cumprem como esperamos.
Muitas vezes oramos, planejamos e sonhamos, mas Deus conduz de forma diferente.Deus não escolhe o caminho mais fácil, mas o melhor.
Seu entendimento é infinito e Sua sabedoria vai além da nossa lógica.Portas fechadas podem ser proteção.
Caminhos desviados podem ser parte do plano perfeito de Deus para nos transformar.Exemplo de José mostra que o sofrimento pode fazer parte do propósito divino.
O que parecia desvio era, na verdade, o caminho certo para o plano de Deus se cumprir.A sabedoria de Deus é confiável.
Ele não erra, não muda de ideia e age com propósito eterno, mesmo quando diz “não”.Confiar na sabedoria de Deus é se render com humildade.
É crer que Ele sabe o que está fazendo e que tudo será melhor do que se fosse do nosso jeito.
Devocional feita com base nos sermões da série “Confiando em Deus” da Igreja Batista Fonte de Paulo Afonso/BA.
Muito bom.