Alicerce Bíblico

Alicerce Bíblico

Share this post

Alicerce Bíblico
Alicerce Bíblico
A Depressão, a Ansiedade e o Evangelho

A Depressão, a Ansiedade e o Evangelho

A esperança em Cristo para lidar com as emoções e os desafios do sofrimento

Avatar de Thiago Zambelli
Thiago Zambelli
mar 03, 2025
∙ Pago
4

Share this post

Alicerce Bíblico
Alicerce Bíblico
A Depressão, a Ansiedade e o Evangelho
Partilhar

Vivemos em um tempo onde a depressão e a ansiedade se tornaram temas comuns, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Diante disso, a igreja tem um papel essencial em abordar esses desafios. Por meio da inspirada Palavra de Deus, que “é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3:16,17), com amor, compreensão e, principalmente, com a esperança que vem do Evangelho, nós podemos e devemos ajudar inclusive em questões tão complexas.

man hugging his knee statue
Photo by K. Mitch Hodge on Unsplash

Deus nos criou com emoções. Elas são um reflexo de Sua imagem em nós (Gn 1:26-27). Observamos na Bíblia que o próprio Deus se alegra, sente tristeza, compaixão e ira (Gn 1:31; Mt 9:36; Jo 11:35). No entanto, as nossas emoções, como toda a criação, também foram afetadas pelo pecado e por isso não refletem perfeitamente a santidade de Deus e nem conseguem se manter plenamente equilibradas em nossos corpos. O que originalmente servia para glorificar a Deus, hoje pode desonrá-lO (Lc 6:45).

A depressão, frequentemente associada à tristeza, desesperança ou até mesmo apatia, é uma luta real e multifacetada. Não se trata apenas de “um dia ruim”, mas de uma persistente dificuldade em lidar com a vida em várias categorias dela, como mental, física, emocional e espiritual. Sintomas como insônia, fadiga, sentimentos de culpa e até mesmo pensamentos suicidas afligem aqueles que enfrentam essa condição. Porém, devemos ter cuidado para não tratar essa luta com simplismos, como “melhore logo” ou “tenha mais fé”. Essas palavras não alcançam o coração ferido, especialmente por ser um problema tão complexo.

A Bíblia nos ensina sobre o sofrimento e a soberania de Deus. Jó, ao enfrentar perdas devastadoras, aprendeu que Deus é soberano e sempre age com um propósito, mesmo quando não compreendemos (Jó 1:6-12; Jó 38). Deus não desperdiça sofrimento, mas o utiliza para nos moldar à imagem de Cristo (Rm 8:28-29). Assim, ao enfrentarmos ou acompanharmos alguém na depressão, devemos primeiro afirmar o sofrimento e estar ativamente ao lado dessa pessoa para ajudá-la a encarar suas dores e suas tentações, como ordenado em Gálatas 6:2 - “Levem os fardos uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Alicerce Bíblico para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Thiago Zambelli
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar